Rodrigo Calixto

Peregrinação
Peregrinação
Peregrinação
Peregrinação

Peregrinação

2017

“Illic est oculus qua res adamamus” [Os pés irão onde quiser o coração]

Peregrinos (em inglês: Pilgrim Fathers ou simplesmente Pilgrims) é o nome dado aos primeiros colonos ingleses, que eram calvinistas, e que se estabeleceram na Nova Inglaterra, região que veio a ser o embrião dos Estados Unidos, em 1620.

Um peregrino é um buscador. Aquele que percorre um caminho de busca por algo espiritual. Uma peregrinação (do latim per agros, isto é, pelos campos) é uma jornada realizada por um devoto a um lugar considerado sagrado.

O ato de peregrinar e as peregrinações ocorrem desde os tempos mais remotos, mesmo nos chamados tempos primitivos em que predominavam os costumes e ritos pagãos.

Para peregrinar não basta apenas caminhar – no caso da peregrinação a pé, ou executar um trajeto com um determinado número de quilómetros. Peregrinar requer caminhar-se motivado “por” ou “para algo”.

O artista reforça essa intenção quando apresenta um labirinto quadrado, de 4 cantos, no qual encontramos saídas por todas as faces, sendo que todas as possibilidades também se conectam. “Ao final de todos os percursos, sempre buscamos novas jornadas, somos incansáveis. Existirá sempre uma nova jornada a ser feita.”

Somos dotados de uma inquietude nata, de uma adoração ao sagrado que jamais nos foi apresentado fisicamente. Logo, nossa jornada é contínua, sem fim. E aquilo que chamamos de sagrado, é sensivelmente individual, sempre foi. Muitos almejam riqueza material, outros a elevação espiritual, mas, do início ao fim, continuamos sempre voltando para o ponto de partida.

A peregrinação tem, assim, um sentido e um valor acrescentado que é necessário descobrir a cada pessoa que a executa.

    Ficha Técnica

  • Autor: Rodrigo Calixto
    Obra: "Peregrinação"
    Ano: 2017
    Dimensões: 62cm x 40cm x 12cm
    Tiragem: 4 unidades + 1 P.A

    Materiais

  • Madeira maciça, algodão, vidro e folha de ouro de 22K

  • Técnicas

  • Marcenaria tradicional, douramento e silk screen