Rodrigo Calixto

Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro
Entre um Estado e Outro

Entre um Estado e Outro

2015

“Entre um Estado e Outro” – a construção da vida – é uma obra de Rodrigo Calixto na qual são trazidas questões inerentes a vida pessoal do artista e que também são comuns aos demais observadores.

Nela, o artista se desprende da sua tradicional matéria prima, a madeira, para experimentar diferentes plataformas e emergir com um simbolismo metafórico da vida: os percursos.

Nenhum dos elementos utilizados, nem o cimento, nem a espátula banhada a ouro ou o cabo de madeira banhado de sangue, sozinhos teriam essa tenacidade, se utilizados separadamente, para narrarem aquilo que vemos com clareza: a labuta.

O bloco de cimento, no formato tradicional de um tijolo de barro, expressa, nas diferenças visíveis de acabamento, as relações de paridades em seus devidos momentos: o passado e o presente, a bonança e a tempestade, e o próprio signo do bloco maciço, ou seja, a construção.

A espátula banhada a ouro 18k imprime na obra a extensão das mãos que transformam, sugerem uma ação contínua e longeva de modificação. Exalta no ouro, elemento que revela, dentre muitos outros significados, a raridade da vida.

Por fim, o cabo, manchado de sangue, harmoniza diversas percepções, cria sentimentos de uma repulsa inicial sem, entretanto, não deixar de trazer para si a sensível atenção do expectador para todas as construções, sobretudo a da própria vida, com o suor e a labuta, que são requisitos básicos em todas as histórias.

Não existe um único percurso ou trajetória, eles são sempre diversos. Mais longos ou mais curtos, com maior ou menor sabor, todos são legítimos enquanto próprios.

    Ficha Técnica

  • Autor: Rodrigo Calixto
    Obra: "Entre Um Estado e Outro" [a construção da vida]
    Ano: 2016
    Dimensões: 25cm x10cm x 33cm
    Tiragem: 20 unidades + 2 P.A

    Materiais

  • Cimento, Metal, Madeira e Sangue

  • Técnicas

  • Alvenaria Simples e Douramento 18k