Rodrigo Calixto

Eldorado
Eldorado
Eldorado
Eldorado
Eldorado
Eldorado

Eldorado

2013

O Eldorado ou El Dorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

A obra é acompanhada de um Certificado do Teste de Carbono14 realizado pelo CENA/USP no qual a idade aferida de uma das espécies relacionada, o Pau Brasil, indica 683 anos.

Esta obra faz parte de uma Coleção de peças únicas ou seriadas criadas pelo artista e denominada Safra 1866, idade histórica registrada no IPHAN do casarão de onde o artista obteve a madeira

Ao datar a madeira, o artista recebe a chancela do seu argumento em localizar a importância da matéria prima no contexto econômico e histórico do Brasil. O conjunto reúne três importantes espécies de madeira utilizadas ao longo do tempo no país. Reunidas e cuidadosamente apresentadas no formato de lingotes, elas sugerem a intenção de discutir o valor e a percepção da riqueza cultural representadas na forma das três diferentes etnias que formaram o Brasil como hoje é conhecido: por uma madeira branca, a Peroba do Campo, representando a etnia branca dos colonos, uma madeira vermelha, o Pau Brasil, representando os índios nativos, e por fim, uma madeira negra, a Braúna, que simboliza os escravos para cá trazidos.

São, desta forma apresentadas, o acervo de riquezas que o Sincretismo brasileiro representou para a construção do Brasil que hoje conhecemos.

    Ficha Técnica

  • Artista: Rodrigo Calixto
    Obra: "Eldorado - Coleção Safra1866"
    Ano: 2013
    Dimensões:
    box: 23cm x 23cm x 6cm
    lingotes: 19cm x 6,5cm x 4,5cm
    Tiragem: 107 unidades + 1 P.A

    Materiais

  • Madeira maciça [Pau Brasil, Peroba do Campo e Braúna] e acrílico

  • Técnicas

  • Marcenaria tradicional