Rodrigo Calixto

Bio

Rodrigo Calixto nasceu no Rio de Janeiro em 1979, onde trabalha e reside. É Bacharel em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RJ.

É marceneiro autodidata. Montou o seu primeiro atelier aos 22 anos, ainda totalmente dedicado a fabricação das suas peças de mobiliário assinadas e numeradas. Alguns anos mais tarde, já em meados de 2006, a dedicação exclusiva e intensa com a madeira maciça levaram o designer a se interessar pela escultura. E, posteriormente a produção de múltiplos de arte.

A partir de 2012, é possível começar a identificar nos trabalhos de marcenaria de Rodrigo uma mudança plástica, do discurso e da intenção que o impulsionaram para o limiar do design e da arte, sem entretanto, terem estabelecido um posicionamento declarado.

O início do ano de 2015, já produzindo ativamente obras de arte e, ainda, conciliando a vida de marceneiro e designer na manutenção da produção das suas peças assinadas, recebeu o diagnóstico de Leucemia. Este ano também representa o período que decidiu dedicar-se com maior afinco e estudo às Artes Visuais.

A série Simbiose, o trabalho realizado que teve origem nos resíduos das transfusões sanguíneas enquanto fazia tratamento quimioterápica e pós transplante de medula óssea, estabeleceu de vez o novo caminho na carreira artística. São desse período também outras obras que são identificadas pelo artista como o seu período vermelho.

Ainda que oriundo da madeira, Rodrigo ensaia e faz uso de outros materiais como veículos de sua obra. Representa a multidisciplinaridade que tanto o exigiu em início de carreira e, que aos poucos, contribuiu para a formação de um artista pesquisador e que une o experimento e o fazer.